Em 2020, nosso gestor e fundador, Rutenio Florêncio, dava aulas na garagem de sua casa, mas com o crescimento do projeto e o aumento do número de alunos, o espaço ficou pequeno. Foi então que ele encontrou um beco abandonado na esquina da casa onde cresceu e viu ali um potencial de transformação e revitalização para a favela.
Esse espaço, que antes gerava impacto negativo e era completamente sem vida, tornou-se o ponto de partida para uma revolução social.
Reconhecemos que a chave para essa transformação estava em ocupar o beco com arte, educação, cultura e esporte. A revitalização não deveria apenas limpar o espaço, mas ressignificá-lo, levando a um novo propósito.
Começamos a promover atividades que iam desde a educação e qualificação profissional até esportes e ações comunitárias. O primeiro espaço criado foi a Base Educacional, um espaço que promovia atividades e oficinas de educação complementar.
Além disso, organizamos eventos significativos que acontecem anualmente, como o “Natal na Favela”, que já impactou mais de 1000 pessoas em uma única noite.
À medida que mais pessoas se juntavam a essa iniciativa, percebemos que o Beco Céu precisava expandir.
Foi assim que decidimos transformar o Beco Céu em um HUB de Inovação Social dentro da Favela, atendendo crianças, jovens, adultos e idosos em diversas áreas com equipamentos diferentes. Hoje, o Beco Céu possui cinco equipamentos principais:
O Beco Céu – HUB de Inovação, que nasceu dentro de um “Inferno”, está agora transformando a vida de mais de 900 pessoas na favela, oferecendo oportunidades e transformando a favela de dentro para fora.
Instituto Pensando Bem – Transformando a Favela de Dentro Para Fora.